quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Diferença - Hub, Switch e Roteador
Olá! Vou mostrar aqui para vocês a diferença entre Hub, Switche e Roteador.
Hub
O hub é o mais simples de todos, ele recebe dados vindos de um computador e os retransmite para outra máquina. Durante o processo, outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações. Por exemplo quando tenho 10 máquinas conectadas através de um Hub, quando duas delas se comunicam, oito têm que esperar pela sua vez.
Redes conectadas através de hubs costumam apresentar lentidão, especialmente quando há muitas máquinas na empresa ou casa. é possível encontrar Hub com opções com 8, 16,24 ou 32 portas. Porém, devido às limitações na transmissão de dados, atualmente os hubs foram completamente substituídos pelos switches.
Switch
Os switches são aparelhos semelhantes aos hubs, porém com uma diferença, que é a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela
máquina destino.
Com isso, a rede não fica mais congestionada com um esperando o outro. O resultado é um maior desempenho e comunicação constante entre as máquinas.
É possível encontrar switches com vários números de entrada, que podem ser conectados em outro switche para aumentar a rede. Como os problemas na comunicação são muito menores do que nas redes conectadas por hubs.
Roteador
Usados em redes de maior porte, os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches e hubs. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esse dispositivo também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui.
São dois tipos de roteadores disponíveis no mercado, os estáticos e os dinâmicos. O primeiro sempre escolhe o menor caminho para enviar os dados. Já o segundo tipo detecta obstáculos e encontra sempre a rota mais rápida para enviar dados, mesmo que o caminho percorrido seja maior.
Vamos ilustrar isso melhor, pense na empresa como uma cidade, os computadores como casas, e o roteador como um carro automático. Você sai de sua casa para ir ao mercado, e o seu carro (roteador estático) te leva até lá pelo caminho mais curto, porém no meio do caminho você vê a rua congestionada e esse caminho mais curto acaba demorando um pouco mais.
Já na mesma situação com seu carro (roteador dinâmico), ele procuraria a caminha mais rápido, mesmo que esse não seje o caminho mais curto ele será mais rápido pois, estará livre de transito!
Alguns aparelhos também vêm equipados com recursos extras, como firewalls capazes de bloquear o envio de conteúdos indesejados.
Por: Jonathas Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário